sábado, 17 de julho de 2010

A biópsia

Depois da tempestade, a tormenta. Depois de um BIRADS5, vem a biópsia. Sempre tive horror a biópsia, acho que é mexer em caixa de marimbondo. Mas não tem escapatória. Sem biópsia, não se sabe que tipo de tumor é, qual a invasividade, qual o melhor tratamento, qual a melhor cirurgia. Não se sabe nada. Então, não esperneie, faça a biópsia logo.
São três tipos, pelo menos. Na internet existe um trabalho muito legal de um médico radiologista do HC, Dr. Flavio Spinola de Castro, que mostra bem os três métodos. O trabalho foi feito para médicos entenderem, com certeza tem muita coisa lá que eu não entendo direito mas se tiver dúvida leve-a para o seu médico. Não fique com dúvida... Dúvida só atrasa.
A PAAF, punção aspirativa com agulha fina, é para nódulos que o médico acredita serem benignos, do tipo cisto, por exemplo, ou para checar os nódulos linfáticos. É uma injeçãozinha sem vergonha. Fiz uma vez faz muito tempo, no próprio consultório do ginecologista, que mandou o material para exame num laboratório.
A Core biopsy ou biópsia com agulha grossa (BAG) é feita com uma agulha mais grossa que é introduzida na pele por um pequeno furo (feito com bisturi). O médico introduz neste furo uma pequena sonda, com a agulha oca na ponta, e posiciona o dispositivo na borda do nódulo orientado pelo ultrassom. Quando está na posição, um gatilho dispara a agulha e neste trajeto, fica no interior oco dela uma tirinha com todas as camadas de tecido do caminho que a agulha percorreu.
A mamotomia ou biópsia assistida a vácuo é parecida, mas ela succiona o tecido de uma vez só. Ela tira fragmentos maiores, e dizem que pode sugar o nódulo todo se ele for pequeno. Quando existem muitas calcificações, ela dá um resultado mais confiável.
Quem vai escolher o melhor tipo é o seu médico junto com o radiologista. Eles vão conversar e decidir. Você entra com o peito e a coragem!
A que eu fiz foi a core ou BAG; foi tranquila, com anestesia local. Eu não senti nada além da primeira picada, que é menos dolorosa do que anestesia de dentista. Deu para acompanhar o procedimento pelo ultrassom, e ver o posicionamento da agulha, o disparo, tudo.  Depois do procedimento, fazem um curativo no furinho. Você tem que fazer compressas de gelo e ficar enfaixada por 24 horas, para não inchar. É ruim dormir com a faixa, mas nessa altura já somos super-fortes e sem frescura, se vier mel com abelha viva a gente engole... No dia seguinte fica dolorido e com hematoma, mas nem precisei tomar analgésico. Dorzinha vagabunda, um décimo de uma cólica braba...
Depois da biópsia, o material colhido vai para a análise anatomo-patológica, que vai dizer que tipo de células existem, se são cancerosas ou não, etc. Demora muuuuito esse resultado pra quem está explodindo de ansiedade. O que eu estou fazendo é fingir que não está acontecendo nada e aproveitar os próximos 15 dias para pôr a vida em ordem. Com tantas consultas e exames acabei deixando muita coisa acumular.