sábado, 17 de julho de 2010

BIRADS

"BIRADS 5 - altamente sugestivo de malignidade"
Esse foi o texto que me bambeou as pernas. Acho que eu já desconfiava que tinha algo errado.
BIRADS é uma convenção, criada pelo American College of Radiology, a associação americana científica e profissional que estabelece os padrões de radiologia. A classificação BIRADS, que é a sigla para Sistema de Relatórios e de Dados de Imagens de Mama, é como os médicos convencionaram a forma de apresentar os resultados dos exames de imagem de mama. Assim, evitam interpretações erradas entre eles, e estabelecem uma forma bem confiável de comunicação. Antes, um médico podia ser gentil com o paciente e escrever um diagnóstico ruim de forma suave e delicada, que poderia ser mal interpretada pelo outro médico como se o problema fosse menos sério.
Com a classificação, não só eles se comunicam melhor mas estabelecem procedimentos padronizados com base nessa classificação. Isso ajuda a nós pacientes também, porque podemos entender melhor o que acontece conosco.
A escala BIRADS tem seis níveis.

BIRADS 0 significa que não é possível concluir nada; o radiologista precisa de mais informações, novos exames. Em geral, essa categoria é intermediária, dentro do procedimento, já que o radiologista vai tentar esgotar os seus meios para chegar numa conclusão.

BIRADS 1 é negativo, é o melhor presente do Papai Noel, é sua carta de alforria até o próximo exame de rotina. Significa que as mamas são simétricas, não há massas nem calcificações, todas as estruturas funcionais de glândulas, dutos e de sustentação estão lá bonitinhas. Abra um bom vinho, celebre, mas não deixe de fazer o seu próximo exame de rotina só porque você ganhou um BIRADS 1, porque só esses exames te mostram o que vai lá por dentro.

BIRADS 2 significa achados benignos. Também é negativo, mas um negativo que vem com achados ou alterações. O médico radiologista classifica assim porque ele quer sinalizar ao seu mastologista ou ginecologista que ele viu alterações, mas que elas são de um tipo benigno. Meu médico me disse que na medida em que a idade avança, as glândulas que produzem o leite vão murchando, criando tecidos mais fibrosos, aparecem calcificações nos vasos sanguíneos, formam-se cistos com gordura ou leite, e essas coisas são normais, acontecem com todo mundo. Essas alterações todas têm características muito bem conhecidas dos radiologistas, e eles sabem diferenciar uma coisa da outra. Isto é, existem "achados radiológicos" mas eles não são nada assustadores. Então, abra um bom vinho, melhor que o outro, porque você provavelmente vai estar mais velha e mais poderosa...

BIRADS 3 é um achado provavelmente benigno, mas que deve ser acompanhado. É mais ou menos a mesma coisa do nível 2, com uma alta probabilidade de ser benigno, mas vale a pena olhar com mais cuidado. Pelo que eu entendi do que andei lendo, o achado parece-se com alguma alteração benigna mas tem qualquer coisa que deixa o radiologista desconfiado.  Nesta categoria vale a intuição do médico, porque como a classificação BIRADS é muito recente, ainda não há dados para se saber sobre a evolução desses achados. Não deixe de abrir o vinho, e volte na hora certa para o acompanhamento.

BIRADS 4 é uma suspeita de anormalidade. Os seus médicos vão te pedir uma biópsia. Existe uma lesão que não tem todas as características, mas existe uma clara probabilidade de ser maligna. Seu médico vai decidir qual a melhor biópsia para o seu caso, mas não fuja dela. Se der negativa, abra seu vinho; se der positiva, abra do mesmo jeito porque você descobriu cedo e vai curar o câncer.

BIRADS 5 é muito provavelmente um câncer. O seu médico vai aconselhar as ações que você deve tomar, que provavelmente incluirão a biópsia. Aí é que você deve mesmo abrir o melhor vinho que você tiver. Depois de um BIRADS 5, você vai se encher de força e de coragem, e cada dia seu vai ter uma "quantidade de vida" imensa. Você vai viver intensamente, celebrar cada minuto na direção da sua cura, provavelmente vai querer chutar tudo o que detesta e curtir imensamente as pessoas que você adora. Pelo menos é o que está acontecendo comigo hoje.