quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Isso não é nada

O câncer de mama é uma doença bastante comum. Quase todo mundo conhece alguém que tem ou que teve, e na grande maioria dos casos, graças a Deus, essas pessoas estão bem, curadas. É portanto comum que as pessoas cheguem para você e digam, "Isso não é nada..." Às vezes, as pessoas dizem isso para você ficar mais tranquila com os vários casos de cura; outras, no entanto, dizem a mesma frase insinuando que você está sendo uma fresca de estar preocupada, fragilizada, sensível. Que você não tem nada que ficar triste, que isso não é motivo para você chorar quietinha no seu canto.
Quem diz isso muito provavelmente não teve câncer. Deve ter convivido com uma de nós, verdadeiras turbinas de força, que nos amarramos com cinta de aço para não despedaçar e espalhar os cacos em volta. E fomos tão convincentes que quem nos rodeia de fato pensa que não é nada! É uma coisinha à toa!
Ter câncer, curável ou não, é foda. É muuuuuito ruim.  A gente enfrenta a doença com muita força e coragem, com disposição e com muita fé porque sabemos que a nossa vida depende demais desta atitude. Se você abaixar a cabeça, o câncer te vence!
Mas, por favor, não venham me dizer que não é nada! Eu prefiro ouvir, "puxa, que legal que você está enfrentando isso com coragem". Ou "você vai sair dessa, mas eu imagino o que você deve estar passando".  Porque se uma pessoa me diz não é nada, acho que ela não ficaria triste se eu desejasse que ela tivesse a mesma coisa... ou ficaria?