domingo, 1 de agosto de 2010

Laudo histopatológico

Nem o mais experiente desvendador de hieróglifos com toda a internet à mão é capaz de entender completamente o que vem num laudo desses. Aí vale toda a experiência do médico...
A minha biópsia confirmou o câncer. É do tipo mais comum, pelo que descobri: "carcinoma ductal invasivo da mama", o que significa que foi uma célula que compõe os canais que levam o leite que pirou; invasivo porque suas cópias desvairadas não se restringiram ao duto e ameaça tomar conta. Existe um grau histológico que é dado em várias escalas - a escala adotada no Brasil é a Nottingham, que vai de  1 a 3, sendo 1 o tumor mais bem comportado e 3 o mais ameaçador. O câncer de mama é, em geral, dos bravos, tipo 3. O meu é assim. A boa notícia é que não foram detectadas, na amostra "infiltração perineural ou invasão angiolinfática" e isso quer dizer que o tumor ainda não avançou sobre os nervos nem achou o caminho para se espalhar pelo sistema linfático, que é o meio de transporte preferido dele.
Alguns termos ainda são obscuros para mim: "tecido mamário adjacente com alteração de células colunares sem atipias e focos de hiperplasia ductal usual discreta".