sábado, 14 de agosto de 2010

Ressonância, show de rock

Meu primeiro exame no novo hospital foi uma ressonância magnética. Nunca tinha feito antes. A ressonância de mama obriga você a deitar de barriga para baixo, com os peitos pendurados dentro de uma cavidade. Dura cerca de 40 minutos durante os quais você precisa ficar imóvel. Não é nenhum absurdo de tempo, nem o bicho de sete cabeças que as pessoas falam. Não vi nenhuma razão para claustrofobia, nem estando o tempo todo com o rosto para baixo sem poder ver nada do que se passava à volta.
As figuras mostram primeiro o equipamento, que é um imã gigante, depois a cama na qual nós deitamos de barriga para baixo. Aquela elevação é para ficar mais confortável, e as mamas ficam penduradas, soltas, no espaço azul da outra figura. Não são apertadas como na mamografia, apenas encostam um apoio para elas não balançarem e atrapalharem o exame. Seu rosto fica apoiado no suporte mais à direita da imagem. Não é desconfortável; os equipamentos mais modernos vêm sendo feitos para respeitar o conforto das pessoas que os usam.

O som, ah isso sim é uma super experiência. Som alto, em frequências diferentes e em ritmos diferentes, repetidos, alternados. Um verdadeiro show. Se tivesse luzes e mais uns instrumentos não ficava nada atrás de um bom show de rock! Veja um exemplo do tipo de som. É curtinho, lá dentro dura muito mais.



O que você pode fazer lá dentro, enquando ouve esses sons? Ocupe a sua cabeça, para não se incomodar com o barulho. Eu me lembrei do Crocodile Rock do Elton John, Pink Floyd, Linkin Park. Reze. Pense nas coisas boas que você fez. E acredite que vale a pena você ficar quietinha, primeiro porque não vai precisar repetir o exame e segundo porque ele é super importante.

O exame em si é um exame complementar aos demais. A ressonância capricha nos tecidos mais moles, então é útil para :
  • verificar o exato tamanho do tumor, permitindo que os médicos preservem ao máximo o tecido da  sua mama;
  • mostrar se há outros tumores que ficaram escondidos nos demais exames, principalmente nas cirurgias que vão preservar a mama;
  • identificar tumores que não foram percebidos antes, principalmente quando a mama é densa (desvantagens das mulheres peitudas, como eu)
  • verificar se o câncer invadiu as paredes do tórax
  • acompanhar os efeitos da quimioterapia
Na primeira fase do exame, ele é feito sem contraste. Nessa fase, ele mostra hematomas, nódulos linfáticos, próteses de silicone arrebentadas, cistos, dutos aumentados (eu tenho um...). Já com o contraste (aquele que dá impressão que você chupou prego enferrujado), o exame mostra mais aspectos da irrigação de sangue na mama. Como os tumores malignos em geral constroem seus vasos sanguíneos, eles ficam ressaltados na imagem. Veja só essa imagem, que espetacular.